sábado, 20 de setembro de 2014

Teoria sobre a existência de sereias


Toda a gente conhece a lenda das sereias: uma bela mulher que, ao contrário de pernas, tem uma cauda de peixe, conhecida também pela sua voz encantadora que enfeitiçava os marinheiros. Será que elas poderiam ter existido em algum período, no nosso mundo?
Talvez sim, mas não da mesma maneira que as lendas descrevem. A própria ciência possui uma teoria que pode justificar a existência de sereias. Acredita-se que, em alguma época específica, os ancestrais próximos dos seres humanos poderão ter adoptado um estilo de vida semiaquático, na costa africana, possivelmente para procurar alimento debaixo de água ou para fugir de predadores. Isso poderá ter influênciado a sua evolução, criando uma espécie anfíbia, enquanto que outros parentes do ser humano adoptaram um estilo de vida 100% terrestre.

Ainda não ficaram convencidos quanto a este assunto? É que existem várias explicações que podem vir a justificar a possível existência das sereias. Primeiro, é o facto do ser humano ser o único primata sem o corpo todo coberto de pêlos, algo que só acontece num meio aquático ou subterrâneo. Os humanos são também, os únicos primatas totalmente bípedes, uma transformação que não ocorreria com tanta facilidade na savana africana, onde os primeiros homens evoluíram. Até na água, tendemos a manter a mesma posição.
A nossa respiração é diferente da dos outros mamíferos, porque temos a capacidade de controlá-la voluntariamente. Assim como acontece com os mamíferos marinhos, podemos suster a respiração durante o tempo necessário até voltar à superfície para respirar. E tal como eles, e ao contrário dos terrestres, os humanos têm uma reserva de gordura que dura durante um ano inteiro.
As lágrimas, a sudorese excessiva e a parte de pele que possuímos entre o polegar e o dedo indicador, também forçam a teoria. E por último, a nossa facilidade em nadar, ao contrário do que acontece com um outro mamífero terrestre, como um cão. No entanto, há quem ridicularize esta teoria, afirmando a existência de mamíferos aquáticos com o corpo coberto de pêlos, como as lontras. Vale lembrar que não há nenhum mamífero aquático bípede e que ainda não foram descobertos nenhuns fósseis de "sereia". 

Recentemente, diversas pesquisas têm sido feitas, que sugeriram a possibilidade da existência de criaturas aquáticas com uma linguagem tão complexa como a nossa, que fez reascender a teoria das sereias.

Adaptado de: gatoarrepiado

Sem comentários:

Enviar um comentário